Política

Pesquisa: Martha Rocha incomoda Paes no Rio

Delegada surge como ameaça na disputa carioca. Foto: Rede Social

Em um possível cenário de segundo turno na corrida eleitoral pela Prefeitura do Rio, a delegada Martha Rocha (PDT) desponta como opção entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos). Os dados são da pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (30), sob o registro RJ-07280/2020, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em todos os cenários avaliados pela pesquisa, Paes lidera as intenções de voto. O levantamento ouviu, entre os dias 25 e 29 de setembro, 800 eleitores da Capital. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos).

Na avaliação espontânea dos eleitores — quando não é induzido o nome dos candidatos — Eduardo Paes lidera com 13%, seguido do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com 12%. A delegada Martha Rocha aparece com 2%, acompanhada de Benedita da Silva (PT) e Paulo Messina (MDB), ambos com 1%.

Os candidatos Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Renata Souza (PSOL) e Clarissa Garotinho (PROS) aparecem com 0%. Entre os entrevistados, 23% responderam que não pretendem votar em nenhum (branco/nulo), 47% informaram que não sabem e 2% votariam em outros.

Já na entrevista estimulada — quando são apresentados os nomes dos candidatos — Paes continua na liderança com 26%. Crivella e Martha Rocha se aproximam com 17% e 12%, respectivamente. Benedita aparece com 10%, seguida de Mello com 4%, Clarissa Garotinho (2%) e Renata Souza (2%). Os candidatos Fred Luiz (Novo), Luiz Lima (PSL), Cyro Garcia (PSTU), Paulo Messina (MDB), Gloria Heloíza Lima (PSC) e Suêd Haidar (PMB), somam 1% das intenções.

O candidato do Partido da Causa Operária (PCO), Henrique Simonard, foi o único que não contabilizou porcentagem. Entre os entrevistados na pesquisa, 12% afirmaram não votar em nenhum deles (branco/nulo) e 10% disseram que 'não sabe'.

Segundo turno

Prefeito lidera índice de rejeição. Foto: Arquivo

A pesquisa considerou cenários hipotéticos de segundo turno com base nas intenções de voto declaradas pelos entrevistados. Em todos os quadros, Paes venceria os demais candidatos. A adversária que apresentou a menor diferença, com força para 'quebrar' a hegemonia do ex-prefeito, foi a delegada Martha Rocha.

Num possível embate entre os dois no segundo turno, Eduardo Paes aparece com 39% e Martha Rocha com 34%. Entretanto, 22% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum deles (branco/nulo) e 5% informou que 'não sabe'.

Contra o atual prefeito Marcelo Crivella, o democrata abre uma diferença de 17%. Desta forma, Paes aparece com 39% e Crivella, 22%. Entre os ouvidos, 25% afirmou que não votaria em nenhum deles (branco/nulo) e 15% informou que 'não sabe'.

Já na disputa com Benedita da Silva, a vantagem de Paes é ainda maior, de 22%. O ex-prefeito soma 45% e a petista, 23%. Dos entrevistados, 24% afirmaram que não votariam em nenhum deles (branco/nulo) e 10% 'não sabem'.

A pesquisa analisou também um possível cenário de segundo turno sem Eduardo Paes, somente entre Crivella, Benedita e Martha Rocha. O atual prefeito venceria as duas candidatas, mas a diferença entre ele e a delegada é de apenas 2%.

De acordo com a análise, Crivella aparece com 32% e Martha Rocha com 30%. Entre os entrevistados, 23% afirmaram que não votariam em nenhum deles (branco/nulo) e 16% informou que 'não sabe'. Já no embate com Benedita da Silva, o atual prefeito soma 30% e a petista 19%. Dos ouvidos, 26% afirmaram que não votariam em nenhum deles (branco/nulo) e 26% 'não sabem'.

O levantamento ainda compreende um último cenário de segundo turno, sem Paes e Crivella. Neste, Martha Rocha aparece com 35% e Benedita da Silva, 25%. Entre os ouvidos, 29% não votariam em nenhum deles (branco/nulo) e 11% informou que 'não sabe'.

Reprovação

A pesquisa ainda revelou o índice de avaliação da administração do atual prefeito Marcelo Crivella. Do público entrevistado, 65% desaprova a gestão do republicano e 29% disse que aprova. Outros 6% informaram que 'não sabem'.

Na avaliação dos candidatos à prefeitura, os entrevistados não votariam de jeito nenhum, Crivella lidera com 45%, seguido de Paes (35%) e Benedita da Silva (30%). A rejeição da candidatura da delegada Martha Rocha ficou em 27%, acompanhada de Clarissa Garotinho, com 23%.

O candidato da Rede somou 16% e a psolista, 13%. Luiz Lima e Cyro Garcia aparecem com 12% e 10%, respectivamente, de rejeição. Os outros cinco concorrentes totalizaram: Fred Luiz (8%), Paulo Messina (7%), Gloria Heloiza Lima (5%), Henrique Simonard (5%) e Suêd Haidar (4%). Ainda entre os entrevistados, 5% afirmou que poderia votar em todos, 2% disse que não votaria em nenhum e 5% 'não sabe'.

< Sessão do Congresso é cancelada por falta de acordo Alerj realiza sessão solene em memória de João Peixoto <